Oferecer um serviço de excelência é essencial. Porém, mesmo investindo bastante em tecnologias, construindo uma infraestrutura boa, é importante saber o que o seu cliente quer e espera de um serviço de telecomunicações.
Além de garantir que a conexão disponível seja estável, existem alguns outros pontos que a sua equipe de profissionais pode apontar ou facilitar para o cliente.
1 – Velocidade e quantidade de mega necessário
Essa é uma dúvida bastante comum entre os clientes. Diante dos planos que o provedor oferece, muitos consumidores analisam o preço, sem entender exatamente o que cada um suporta.
Durante o atendimento, tente compreender as atividades do cliente, por exemplo, se utiliza serviços de streaming, joga online, realiza videoconferências, além de quantos dispositivos ficam conectados simultaneamente.
Forneça uma estimativa de megabits necessários para diferentes atividades, como assistir a um vídeo em alta definição ou jogar online. Isso ajuda a tornar a escolha mais tangível.
É interessante fornecer maneiras de obter essa estimativa à distância também. Elaborar um guia e deixar disponível no site e nas redes sociais do provedor auxilia com que possíveis clientes entrem em contato.
Outra alternativa viável é disponibilizar a possibilidade de atualização de plano facilitada. Caso o cliente perceba que a velocidade que escolheu não é suficiente, consegue rapidamente realizar um upgrade.
2 – Custo-benefício
Pesquise sobre o custo-benefício dos planos disponíveis na região e tente montar opções que se destaquem. Lembrando que é necessário realizar os cálculos para que a empresa não fique no prejuízo.
A questão do custo-benefício pode ser um ótimo argumento para a tomada de decisão do cliente. Esse fator é quase sempre “colocado na balança” para uma contratação de serviço.
O que pode auxiliar ainda mais no argumento é a chamada prova social. Compartilhe histórias de sucesso de clientes que consideraram o custo-benefício do seu serviço e têm uma boa experiência.
3 – Combos
Oferecer combos de internet é uma estratégia inteligente para atrair, reter e satisfazer clientes. Isso não apenas simplifica a vida deles, mas também amplia a oferta de seus serviços, trazendo mais visibilidade à sua marca no mercado.
Um único pacote com diversos serviços traz economia e conveniência ao cliente. É uma forma de oferecer uma opção menos custosa de serviços que ele já buscaria e teria que ter três fornecedores diferentes. Os clientes podem pagar uma única conta, gerenciar tudo em um só lugar e até mesmo acessar suporte técnico centralizado para todos os serviços. Isso transmite a sensação de que os clientes estão obtendo mais por seu dinheiro, aumentando o valor percebido dos serviços.
Estude o seu público e analise quais serviços atendem às diferentes demandas deles. Escolha alguns em comum. Se possível, ofereça maneiras de personalização, porque cada perfil de cliente é único. Alguns podem preferir internet mais rápida, enquanto outros valorizam uma ampla seleção de canais de TV.
Tenha o cuidado para que não existam dezenas de opções. Grandes quantidades de alternativas tornam-se confusas. A ideia de oferecer combos é para simplificar a escolha do cliente, não dificultar.
Além de tudo, os combos podem aumentar a fidelidade do cliente. Quanto mais serviços eles têm com você, mais relutantes podem ser em mudar para outro provedor.
4 – Atendimento
O atendimento é uma das principais formas de contato da sua empresa com o cliente. Oferecer um atendimento amigável, ágil e humanizado pode ser um diferencial competitivo muito importante. Trate cada cliente como único. Conheça suas necessidades individuais e forneça soluções personalizadas.
Invista em treinamento para sua equipe de atendimento. Ela deve ser conhecedora dos serviços e equipamentos, além de ser empática e compreensiva com as necessidades dos clientes.
Um ponto extremamente fundamental é a acessibilidade. Disponibilize uma variedade de canais de comunicação, como telefone, chat ao vivo e e-mail, para que os clientes possam escolher o método que melhor se adapta às suas preferências.
Além disso, deixe disponível uma seção de perguntas frequentes (FAQ) que permite com que os clientes encontrem soluções por conta própria, economizando tempo para questões mais complexas.
5 – Suporte
Ofereça suporte técnico altamente qualificado para resolver problemas técnicos de forma rápida e eficiente, minimizando o impacto nas atividades dos clientes. Saber que existem profissionais que podem auxiliar com dúvidas ou problemas é um atrativo.
Mostre que sua equipe de suporte está disponível para ajudar a monitorar a velocidade e resolver quaisquer problemas que possam surgir. Deixe claro se o seu provedor oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender às necessidades dos clientes, independentemente do horário, pois esse é um bom diferencial.
A agilidade é essencial. Responda prontamente às consultas e preocupações dos clientes, demonstrando que valoriza o tempo deles. Quando os clientes entrarem em contato, busque resolver suas preocupações na primeira chamada. Isso aumenta a satisfação do cliente e reduz a necessidade de contato repetido.
Após resolver um problema, faça um acompanhamento para garantir que o cliente esteja satisfeito com a solução e não tenha mais preocupações.
Todos esses pontos vão além da construção da rede, do planejamento técnico e da competência dos engenheiros e técnicos de campo. Porém, são fatores extremamente decisivos para os clientes.
Além de investir em equipamentos, invista também em maneiras para converter clientes.
RG Soluções
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