• Home
  • Empresa
  • Serviços
    • Conheça nosso Laboratório
    • Treinamento
  • Produtos
  • Blog
    • Notícias
    • Eventos
    • Dicas
    • Premiação
    • Confraternização
  • Contato
Menu
  • Home
  • Empresa
  • Serviços
    • Conheça nosso Laboratório
    • Treinamento
  • Produtos
  • Blog
    • Notícias
    • Eventos
    • Dicas
    • Premiação
    • Confraternização
  • Contato

5 Tendências para o Mercado de Telecom

  • julho 27, 2020
  • Categoria: Notícias, RG Soluções

Empresas de telecomunicações estão cada vez mais importantes no cotidiano das pessoas. Mexer nas redes sociais com 4G, assistir um filme ou jogar videogame com o Wi-Fi proveniente do sinal da fibra óptica são atividades rotineiras em que, as vezes nem percebemos, mas o mercado telecom está presente.

Temos uma crescente de aparelhos que se conectam através da internet e o natural é que esperemos mais cobertura, mais velocidade, mais tudo. Com isso, as empresas estão evoluindo tecnologias para suprir essa demanda. Aqui estão 5 tendências desse mercado de Telecomunicações que podem vir a melhorar as conexões:[/vc_column_text][vc_column_text text_lead=”yes”]

1. Wi-Fi 6 ou Wi-Fi ax

O Wi-Fi que usamos é o 5 AC, funciona na frequência 5.8Ghz e em canais de 80 Mhz. O canal de 80 mhz permite que haja menos interferência, mas pela frequência, não ultrapassa muitas barreiras. 

Já o Wi-Fi 6, ou Wi-Fi ax, por poder operar numa frequência menor (2.4Ghz), passa mais facilmente pelas barreiras físicas. Ele se utiliza de canais de 160 Mhz. O que isso significa? Quanto maior a modulação, maior a entrega de banda e aproveitamento. Contudo, ao utilizar canais de 160 Mhz pode ter mais interferências. 

Vai contar com OFDMA, que é a divisão de frequências ortogonais. O nome é complicado, mas é uma coisa boa. No tipo de Wi-Fi que usamos hoje, o AC, a frequência atende um aparelho por vez. Sabe quando tem diversos dispositivos em casa sendo usados e parece que a internet está péssima? Isso acontece porque o equipamento AC atende um aparelho por vez. Com o Wi-Fi 6, há uma divisão de frequência para que mais dispositivos aproveitem ao mesmo tempo.

Outra implementação é Mu-Mimo até 4 vezes mais que o AC e para Downlink e Uplink. No Wi-Fi AC há até quatro canais que funcionam apenas do roteador para o dispositivo. Já no Wi-Fi 6, serão permitidos até oito canais que funcionam nos dois sentidos e simultaneamente. 

Além de tudo isso, o Wi-Fi ax promete vir com a tecnologia BSS (Base Service Station). Nada mais é do que a redução de interferência dos sinais dos vizinhos. É ótimo para quem mora em prédios.

Para usar essa engenharia, é necessário um tipo de roteador que seja padrão 802.11ax e dispositivos que consigam utilizar do Wi-Fi 6. Contudo, já tem no mercado diversos aparelhos compatíveis desde o fim de 2018. 

2. Wi-Fi 60GHz/Wi-Fi ad

O Wi-Fi ad era a promessa de substituto do Wi-Fi AC. Mas o Wi-Fi ax acabou se mostrando com mais vantagens, principalmente por usar a mesma frequência do 5. O ad opera em uma frequência de 60 Ghz, que é bem alta. Isso faz com que o alcance seja bem limitado, pois o sinal não passa por barreiras físicas. Caso seja usado dentro de casa, provavelmente funcionaria apenas no cômodo em que se localiza o roteador. Também tem o fator de que o sinal é facilmente derrubado com um mínimo volume de chuva.

Apesar das desvantagens, essa tecnologia poderá ser aproveitada quando o espectro 5Ghz ficar mais poluído. Muitas pessoas tem o roteador interno dentro de casa. Desses aparelhos, a maioria é 5Ghz. Isso causa uma poluição interna. Então, no futuro, quando precisar passar mais banda, será necessário mais canais livres e essa será uma opção viável.

3. Satélites de baixa órbita

[Um satélite de baixa órbita fica entre 160 km e dois mil km de distância da terra e se movimentam de acordo com a rotação do planeta. Empresas como SpaceX, OneWeb (que tem acordos com a Hughesnet) e Telesat estão no processo de lançamento desses tipos de satélites para formar uma megaconstelação ao redor do globo. A ideia é que estes dispositivos forneçam internet no mundo todo.

A SpaceX, por exemplo, já lançou cerca de 600 satélites. Segundo Elon Musk, dono da empresa, para que o cliente usufrua do sinal, basta ter uma visão clara do céu e conectar o dispositiva. “Pode ser instalado no jardim, no telhado, na mesa, quase em qualquer lugar, desde que haja uma ampla visão do céu”, disse o empresário através do Twitter.

Já a OneWeb planeja lançar e estar operando igualmente no mundo todo até final de 2021. A Hughes, parceira da empresa, ajuda com o desenvolvimento e fabricação de equipamentos. Os testes realizados com satélites que já estão em órbita resultaram em transmissões de alta velocidade e baixa latência.

Os benefícios de ter este tipo de sinal são: cobrir o planeta inteiro sem necessitar de antenas fixas, podendo se utilizar do serviço mesmo em alto mar; latência – ou ping – menor; e a expectativa de que a franquia de dados seja mais alta.

4. Fibra óptica

Nos últimos 3 anos, o uso da tecnologia para conexão em cabos metálicos decaiu muito. Segundo relatório da Anatel, entre 2007 e 2018 houve uma queda de 30% do uso desse modelo no país. Em contrapartida, o uso da fibra óptica cresce significativamente. Cerca de 65% dos municípios brasileiros têm acesso a fibra. 

Temos um post explicando Como funciona a Internet Fibra Óptica

O modo que já conhecemos e usamos da fibra, o GPON, tem uma capacidade de até 128 clientes por porta, permite que o provedor mande sinal até 20 km de distância, tem uma velocidade de 2,5 gigas por segundo para download e 1,25 Gbps para upload. 

A novidade é o chamado xGPON, que veio para melhorar e aumentar a capacidade de tudo. Com ele, será possível atender até 256 clientes por porta, a entrega de sinal para até 60 km de longitude, e as velocidades de download e upload aumentam para 10 Gbps e 2, Gbps, respectivamente.

A previsão de evolução é o XGS-PON, em que a única diferença proposta é que a transmissão seja simétrica. Ou seja, a velocidade de download e upload seja a mesma.

5. 5G

Uma tendência que era esperada, no Brasil, para 2020 é a rede 5G. É a evolução do 4G, que gasta 90% menos de energia dos aparelhos, tem uma latência cerca de 6 vezes menor, atinge uma velocidade de até 5 gigas por segundo.

Apesar de todos os benefícios, ainda depende do leilão da radiofrequência para ser regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações. A data estava marcada para março de 2020, mas foi adiada. Na melhor das hipóteses, o presidente da Anatel considera o primeiro trimestre para realização.

Um dos impasses é a frequência que a 5G pode operar, 3,5GHz. Ela conflita com os serviços de TV parabólica. Causa interferência e uma das opções estudadas é a migração para banda Ku, ou TV por satélite.

Mesmo com a falta de regulamentação, algumas empresas brasileiras já estão testando o sinal 5G. A Claro e a Vivo lançaram este mês um teste em alguns bairros de capitais, enquanto a TIM pretende entregar o sinal para três cidades mineiras em setembro.

Todas essas tendências são benéficas tanto para provedores quanto para usuários. 

E aí, o que você acha de toda essa conexão?  Deixe aqui nos comentários sua opinião e aproveite para ler mais conteúdos do nosso blog.

AnteriorAnteriorComo o aumento das atividades remotas influenciarão o mercado de Provedores de Internet
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato
Rua Maria Lucinda, 158
Tel.: (11) 2440-2623
contato@rgsolucoes.com.br
Linkedin-in
Facebook-f
Instagram
Sobre a RG Soluções
Fundada em 2007, é a principal assistência técnica do país no segmento de manutenção preventiva, corretiva e calibração rastreável de equipamentos para o setor de telecomunicações. Sendo a principal fornecedora brasileira de equipamentos Hand Held. Com um vasto portfólio que atende as áreas de telecomunicações.
Links Úteis

Home

Empresa

Laboratório

Assistência Técnica

Calibração Rastreável

Treinamento

Produtos

Blog

Contato

Acompanhe nosso BLOG

Notícias

Eventos

Dicas

Premiação

Confraternização