Como ser um bom gestor de ISP

Como ser um bom gestor de ISP

 

A gestão tem enorme importância no funcionamento e desenvolvimento de um negócio. O profissional responsável precisa lidar com a equipe, com o cenário competitivo e com processos internos para que tudo esteja em ordem.

Um provedor possui diversas equipes e frentes trabalhando simultaneamente para que os assinantes recebam e tenham uma conexão de qualidade. Para que isso ocorra, o gestor 

Qual o papel de um gestor?

O gestor realiza um trabalho que é administrativo, mas tem sua porção de execução. É o profissional responsável por analisar os objetivos da empresa, administrar e coordenar as atividades da equipe para conquistar o melhor resultado possível.

Diante dos desafios cotidianos que surgem, cabe ao gestor alinhar as prioridades e tomar decisões. Também é necessário que os gestores consigam sempre aprimorar os processos, entendendo as dificuldades da equipe e usando as forças.

 

Importante destacar que, apesar de parecer um cargo com uma hierarquia alta, não deve ser assim na prática. Atualmente, se prega mais por gestões colaborativas, com o cargo horizontal. Assim, os colaboradores conseguem trabalhar em união e sincronia, com liberdade para sugerirem ou modificarem alguns pontos. 

Características de um bom gestor

Sendo do setor de telecomunicações ou não, um gestor precisa ter certas habilidades profissionais e sociais. 

  • Boa comunicação

A comunicação é essencial para que todos estejam “na mesma página”. Um bom gestor precisa saber se comunicar com clareza e coerência para passar as informações necessárias e ter bons relacionamentos com as equipes.

Lembrando que, em uma empresa, numa relação entre gestor e colaborador, a comunicação deve ser uma via de mão dupla. Assim como é importante falar, é fundamental ter uma escuta ativa. O seu time precisa sentir confiança em te passar informações. 

 

  • Proatividade

O gestor deve ter a habilidade de prever os problemas que podem surgir e ter ações que previnam qualquer falha. O objetivo é sempre a melhoria e o bom funcionamento da empresa.

  • Autoconfiança

A equipe precisa confiar no que o gestor está passando. Logo, o gestor precisa passar segurança. Para isso, a confiança no próprio potencial e nas decisões tomadas é essencial. 

  • Conhecimento da área

A autoconfiança é importante, mas para que o gestor saiba de onde tirar as informações e como interpretar os dados, é preciso conhecimento. As duas características unidas fazem com que a gestão tenha base e segurança.

  • Saber reter talentos

Na maioria dos casos, quem faz a seleção de talentos não é o gestor. Porém, ele precisa estar envolvido no processo. A retenção de talentos começa desde a seleção. É preciso atrair profissionais que tenham uma compatibilidade com a empresa, saber onde aplicar o talento e como deixá-lo motivado.

Tudo isso é necessário para um clima organizacional saudável com baixa taxa de rotatividade e colaboradores engajados.

  • Organização

Parece óbvio, mas deve ser mencionado. A organização é tão importante quanto a comunicação. É improvável que você tenha o controle total de todas as situações. Contudo, com uma boa organização, você terá mais chances quando uma situação adversa ocorrer.

O que um gestor faz em um provedor de internet?

O gestor de ISP pode ter alguns desafios a mais. A empresa não lida com uma equipe de produção, o produto final e vendas. Vai além disso. Tem a parte técnica, operacional, vendas, atenção à reclamação do cliente em tempo real, logística de deslocamento de equipes etc. 

Para que tudo isso esteja alinhado, o gestor precisa ter uma boa organização e relação com a equipe. Pontos importantes de atenção de um gestor de ISP:

– desempenho geral do provedor

– evolução dos contratos dos clientes

– custos de instalação

– ticket médio

– investimento realizado e retorno

– taxa de inadimplência e motivos

– logística de técnicos

– maiores reclamações dos clientes

– maiores reclamações dos colaboradores

Tudo isso é referente a um gestor geral do ISP. Porém, pode ser feita uma equipe de gestão, em que cada profissional fique responsável por um setor. Entre esses profissionais, a comunicação deve ser constante, porque um departamento de ISP interfere no outro.

Uma das características visadas de um gestor é, justamente, o conhecimento técnico. Assim como outros cargos de liderança, o mais comum é que o profissional comece na área de gestão, mas em um cargo menor e tenha um crescimento na carreira.

É essencial que o gestor tenha atenção às novas tecnologias para sempre melhorar o desempenho do ISP e manter a empresa no cenário competitivo.

RG Soluções

Se você está buscando o melhor para o seu ISP, a RG Soluções pode te ajudar. Trazemos para o mercado nacional tecnologias e soluções que otimizam o trabalho e a logística de profissionais da telecom. Temos parceria com fabricantes que são referências mundiais no setor. 

Somos distribuidores exclusivos das marcas EXFO e iNNO Instrument. São empresas reconhecidas mundialmente pelas inovações desenvolvidas.  

Entre em contato conosco e descubra soluções exclusivas.