As nuvens fazem parte da estrutura da grande maioria das empresas de tecnologia. São soluções simples e práticas que podem facilitar o armazenamento e a transferência de dados.
No mercado, é possível encontrar equipamentos que já fazem a integração do sistema com a nuvem do provedor ou data center. Diante das diferentes alternativas que uma empresa pode optar, o tipo de nuvem pode impactar nos negócios.
Por que usar nuvem?
- Redução de custos
O tamanho da infraestrutura física é bastante reduzido com o uso da nuvem. Em consequência, os custos de manutenções, reparos e atualizações também. Esse fator é muito importante, principalmente para micro, pequenas e médias empresas.
- Segurança
Esse fator pode ser duplamente interpretado. Primeiramente, por não ser física, a nuvem não vai perder os dados em caso de alagamento ou incêndio. É muito mais fácil recuperar dados. Por outro lado, existe a chance de ter um ataque cibernético. Porém, muitos sistemas de nuvem criptografam os dados, trazendo ainda mais segurança às informações que estão ali.
- Escalabilidade
Os serviços em nuvem permitem dimensionar sua infraestrutura de acordo com as necessidades do seu negócio. Com apenas alguns cliques, você pode expandir ou reduzir a capacidade de armazenamento, a potência de processamento e os recursos de software para acompanhar o crescimento ou as flutuações da demanda.
- Flexibilidade e acessibilidade
Os sistemas baseados em nuvem oferecem acesso fácil e rápido aos seus dados e aplicativos de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja conexão com a internet. Isso permite que a equipe trabalhe de forma remota e acesse informações importantes em tempo real, o que é especialmente valioso em um ambiente de trabalho distribuído ou em movimento. Para provedores, que lidam com diversas equipes de campo, pode ser uma alternativa bastante positiva.
Nuvem Privada
A nuvem privada é construída em uma infraestrutura interna, pertencendo a uma única empresa ou organização. Ela tem um investimento inicial maior por exigir mão de obra qualificada, hardware e software específicos de construção e gerenciamento de nuvem. Porém, a longo prazo, pode compensar.
Os maiores benefícios da nuvem privada são segurança e controle. Um está atrelado ao outro. A empresa dona da nuvem tem controle total do sistema, podendo ajustar as diferentes capacidades a fim de atender as demandas necessárias.
Como o controle está totalmente em posse da organização, apenas pessoas autorizadas têm acesso aos dados, resultando em uma maior segurança. Ainda pode acontecer de ter algum ataque cibernético, mas será identificado mais rápido. Além disso, é mais possível identificar quem foi a “porta de entrada” do ataque.
Nuvem Pública
As nuvens públicas são infraestruturas de terceiros que as empresas podem aderir. O principal benefício é o menor investimento inicial. A organização que aderir não vai precisar de hardwares, software específicos para a instalação. Assim como diversas outras soluções tecnológicas, a empresa compra o espaço e utiliza.
A disponibilidade de espaço não é uma grande preocupação, pois nuvens públicas costumam oferecer alta capacidade. Em caso de necessidade de escalabilidade, é possível personalizar o pacote e escolher uma opção adequada.
Um ponto que pode ser contra é o menor nível de controle. É preciso ir de acordo com as políticas e ofertas do detentor da nuvem, além de confiar nessa empresa. Afinal os dados e processos estão hospedados na infraestrutura dela.
Terceira alternativa: nuvem híbrida
Existe uma terceira alternativa: as nuvens híbridas. Esse sistema de nuvem pode trazer mais complexidade por conta do gerenciamento. Mas pode ser uma oportunidade de ter o melhor dos dois casos, porque possui funções tanto das nuvens privadas quanto das públicas.
Geralmente, dados confidenciais ou extremamente importantes são mantidos em uma estrutura de nuvem privada para garantir a maior segurança possível. Processos e informações menos críticos são mantidos em estrutura de nuvem pública.
A escolha do tipo de nuvem depende de individualidades da empresa e das alternativas disponíveis no mercado. Qual você escolheria?
RG Soluções
A RG Soluções tem um novo conceito em soluções para provedores de serviços de telecomunicações. Visamos o crescimento da sua empresa de maneira estruturada e sustentável.
Algumas das soluções que oferecemos possuem integrações com sistemas em nuvens. Principalmente equipamentos de instalação, construção e monitoramento de redes. Tecnologias que facilitam a comunicação e integração de informações, mesmo com equipes externas.
Além disso, fazemos o trabalho de consultoria especializada em telecomunicações, atentos às demandas específicas do seu negócio. São mais de 20 anos de experiência de mercado, garantindo solidez nas operações.
Se interessou? Entre em contato conosco!