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Conectividade empresarial

Não estar alinhado às tendências do mercado pode ser prejudicial a sua empresa. Os gestores precisam estar atentos ao que acontece dentro e fora da companhia. Apenas assim, a empresa se mantém competitiva.

Uma dessas tendências de mercado é referente à conectividade. Mesmo com a transformação digital acelerada, algumas empresas não se atualizaram.

O que é a conectividade empresarial?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a conectividade não se refere apenas ao uso de tecnologias digitais e automação. A conectividade empresarial é a união de técnicas que colocam o fator humano e os processos de uma empresa em foco para uma maior agilidade e qualidade.

Atualmente, existem diversas soluções para gerar maior velocidade e eficácia nesses quesitos. Muitas delas estão associadas à automação e integração. Porém, a integração principal não é apenas de um sistema digital, mas das competências e forças da equipe.

Importância da conectividade empresarial para provedores

A transformação digital não é mais uma promessa, mas sim uma demanda. É necessário ter os processos e habilidades integrados em uma empresa. Do contrário, a companhia pode perder clientes para a concorrência.

No caso de provedores, informações não podem ser perdidas por conta do ruído da comunicação. É preciso que todos estejam “na mesma página” para oferecer um serviço de qualidade.

Em uma situação corriqueira, em que seja necessário realizar uma manutenção corretiva na rede, a informação desse reparo deve ser acessível a todos. Um cliente pode entrar em contato para reclamar da falta de sinal e precisa obter uma resposta.

Como aplicar conectividade empresarial no seu provedor

1 – Realize um diagnóstico da empresa

Nenhum processo de gestão é feito sem uma base. É preciso entender qual o contexto atual da empresa para desenvolver planos e soluções a fim de otimizar o fluxo de trabalho e os resultados.

Para o diagnóstico, colete todos os dados possíveis sobre o sistema atual da empresa, a forma de trabalho dos colaboradores, e o que realmente impacta como o seu provedor funciona. Uma dica é realizar um levantamentos com a sua própria equipe para saber quais os pontos de melhoria no fluxo de trabalho.

2 – Crie metas

A partir das informações coletadas, é possível criar pequenas metas a serem atingidas. Entenda que você não vai conseguir conquistar todas ao mesmo tempo nem de forma extremamente rápida.

Para cada dificuldade encontrada no fluxo de trabalho ou cada oportunidade de melhoria, crie uma meta. Desenvolva um plano para cada uma e estabeleça prazos realistas.

3 – Integre 

Um dos principais problemas que muitas companhias tinham era referente aos ruídos de comunicação. Muitas vezes, os meios de comunicação não estão integrados. No caso de um provedor, pode acontecer o seguinte: o cliente tem uma reclamação, que é feita a um atendente. O atendente registra  essa reclamação em algum local do sistema de atendimento. A reclamação não é passada para frente, porque ela fica presente apenas no sistema de atendimento. Para ter acesso a ela, um gestor ou outro colaborador precisa abrir os chamados, verificar e passar para frente.

A integração de um único sistema, no qual os responsáveis pela resolução do problema tenham acesso. O sistema precisa possibilitar a visualização do panorama completo de um negócio. Assim, tanto os colaboradores quanto o gestor podem tomar decisões.

4 – Automatize processos

Com o sistema integrado, é possível automatizar alguns processos. Existem diversos softwares para esse fim, até especializados em provedores. Desde atendimento à gestão.

5 -Capacite e treine sua equipe

Não adianta implementar melhorias sem que a equipe acompanhe. É preciso capacitar o seu time e treiná-los para trabalhar de uma forma que a conectividade funcione.

Outro ponto importante é desenvolver um manual para que, quando novos colaboradores chegarem, eles possam entender melhor como a empresa funciona. Você pode tanto desenvolver um material escrito quanto gravar vídeos institucionais. Essa estratégia é bastante útil até para sanar dúvidas de quem já trabalha na sua equipe. 

6 – Verifique os resultados

É importante medir, com realidade, as melhorias obtidas a partir da conectividade. Caso a nova rotina não esteja dando resultados expressivos, pode ser que algo esteja errado na implementação. 

Os dados são essenciais para identificar onde está a falha. A partir dessas informações, é possível rever o plano de ação e realizar alguns ajustes.

Mesmo que esteja tudo certo, saindo como o esperado, verifique os resultados com uma certa periodicidade. A cada quinzena ou a cada mês, é preciso averiguar como a integração de todo o provedor está.

RG Soluções

A RG possui soluções que podem ajudar na automatização e integração de processos do seu provedor. São equipamentos para monitoramento de rede, solução de falhas e manutenção da fibra óptica.

Nós temos parceria com a EXFO, fabricante líder em inovações para o setor telecom. Diversos aparelhos da marca são ideais para integrar elementos da sua rede e automatizar processos. 

Por exemplo, o Nova Fiber é uma solução de monitoração contínua da  rede de fibra óptica que oferece eficiência e facilidade de uso, sem perder desempenho e flexibilidade. Através de um aplicativo (disponível para iOS e Android), o técnico de campo consegue realizar testes OTDR remotamente.

A RG conecta os provedores a soluções com exclusividade. Somos distribuidores exclusivos da EXFO e da iNNO Instruments no Brasil.

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