fbpx

Protocolos  TCP e UDP 

Dentro da arquitetura de rede, existem muitos detalhes. Se você já trabalha com provedores de internet ou tem um conhecimento mais profundo a respeito, já deve ter se deparado com as siglas TCC e UDP. São dois tipos de protocolos de transmissão de dados, que impactam diretamente como o usuário tem a experiência com a sua conexão de internet.

Algumas vezes, pode acontecer do cliente ter uma dificuldade com o uso da internet. Por exemplo, perder a imagem de uma live, mas continuar recebendo o áudio. Isso se relaciona totalmente com os protocolos usados.

Para saber um pouco melhor sobre os protocolos, vamos explicar sobre cada um deles e as principais diferenças.

TCP

A sigla refere-se a Transmission Control Protocol, que em português significa Protocolo de Controle de Transmissão. É o protocolo mais comum de rede. É extremamente confiável e pode ser utilizado para diversas aplicações do cotidiano, como utilizar um navegador e mandar e-mails.

Esse protocolo faz com que a conexão entre dois dispositivos seja mantida antes e durante a transferência de dados. Ele é bastante usado justamente por conseguir que todos os dados sejam direcionados de um dispositivo a outro de forma intacta e completa.

O TCP utiliza um método para estabelecer conexão entre dois dispositivos chamado “three-way handshake”. De uma forma muito simples, o método consiste em o dispositivo 1 envia uma mensagem ao servidor do dispositivo 2 solicitando a conexão; o servidor conectado no dispositivo 2 envia uma mensagem para demonstrar que recebeu o pedido; assim que o dispositivo 1 recebe essa mensagem, envia uma mensagem semelhante e a conexão é estabelecida.

UDP

UDP pode ser User Datagram Protocol ou Universal Datagram Protocol. Em português, Protocolo de Datagrama do Usuário ou Protocolo Universal de Datagrama.  Assim como o TCP, é um dos mais utilizados para a conexão. Ele é bastante simples, mas menos confiável.

Utiliza-se o UDP em casos que a perda de alguns dados seja tolerável. Por exemplo, em transmissões de vídeo ou áudio, na qual a velocidade é o fator mais importante. Esse protocolo não garante que todo o dado será transferido de um dispositivo a outro. Alguns profissionais conhecem o protocolo como “fire and forget” ou dispare a informação e esqueça. 

Principais diferenças

Uma boa forma de entender as diferenças é da seguinte maneira: o TPC é como um diálogo entre duas pessoas, que conversam e se entendem. Enquanto isso, o UDP é um monólogo de um artista. Quem presta atenção pode captar grande parte das informações, enquanto quem está mais afastado pode perder algumas partes.

TCPUDP
VelocidadeMais devagarMais rápida
ConfiabilidadeMais confiável, garante a entrega e integridade dos dadosMenos confiável, não garante a transferência de dados
Usos indicadosEmail, navegador de internet, Protocolo de transferência de arquivo (FTP).Jogos online, transmissões ao vivo, VoIP
Forma de envio de informaçõesUnicast / Único destinoUnicast, Multicast e Broadcast / Diversos destinos
PesoPesado, pois requer um encaixe entre as conexões antes de qualquer dado ser transmitido.Leve. Não tem muito controle de ordem de dados transmitidos, sem rastreio de conexões etc.
Checagem de falhasFaz a checagem de falhas e recupera os dados perdidos durante as transmissões.Não faz checagem e apenas descarta os pacotes de dados perdidos durante as transmissões.
Outros protocolos que utilizamHTTP. HTTPs, FTP, SMTP, Telnet.DNS, DHCP, TFTP, SNMP, RIP, VOIP.

Outros protocolos

Esses são apenas dois dos protocolos, mas é possível encontrar diversos, como o SCTP, RTP e SCTP. Cada vez mais, aparecem protocolos mais atualizados, eficientes, velozes e seguros.

Um tempo atrás, a Google criou um protocolo chamado QUIC (Quick UDP Internet Protocol), que é bastante utilizado em conexões HTTP. Basicamente, une a segurança do TCP com a rapidez do UDP.

Esses são os principais tipos de protocolo para o tráfego de internet. É essencial que os profissionais da área saibam a respeito, principalmente para solucionar possíveis erros relatados pelos clientes.

RG Soluções

A RG tem as melhores Soluções para provedores de internet e profissionais de telecomunicações. Temos parceria com as maiores fabricantes do mundo para que o seu ISP entregue o melhor serviço possível. 

Os equipamentos são inteiramente desenvolvidos para otimizarem o fluxo de trabalho, facilitando a solução de problemas e a identificação de falhas. Ideal para monitoramento de fibra óptica, construção, manutenção, testes e certificação de redes. 

Oferecemos condições especiais para o pagamento, na qual você pode financiar a sua compra em até 36 vezes, com a primeira parcela para 90 dias após a compra. 

Caso você não queira fazer um grande investimento no começo, também temos a solução RG on Demand. Nela, você faz a contratação de um pacote com equipamentos de última geração, mão de obra especializada, consultorias prestadas por profissionais com um know-how adquirido com ampla experiência.

Se interessou? Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Conteúdos

Redes Sociais