fbpx

Gerenciamento de OLT em redes ópticas passivas

A OLT é um dos equipamentos essenciais para uma rede de fibra óptica. Costuma ser instalado na central do ISP e tem a função de centralizar e enviar o sinal para os clientes finais do provedor.

Por ter um papel tão importante na distribuição da conexão, é fundamental que o gerenciamento de OLT seja feito da melhor e mais inteligente maneira possível. 

O que são redes ópticas passivas?

Redes ópticas passivas são as redes PON. Ela é passiva por não precisar de energia elétrica para transmitir os dados. Através de divisores ópticos a transmissão é feita de um ponto inicial para múltiplos pontos.

Os provedores de internet costumam utilizar duas tecnologias PON para suas redes: GPON e EPON. Para que as redes sejam eficientes e possam transmitir o sinal de forma adequada, é preciso ter uma estrutura que conta com componentes fundamentais.

Principais dispositivos e componentes das redes ópticas passivas

  • Fibra óptica

Parece óbvio, mas é sempre bom reforçar o quanto esse componente é necessário. A fibra óptica é essencial para que toda a rede esteja conectada e transmita sinal.

  • Splitters

Também conhecidos como divisores. São equipamentos passivos, que não precisam de manutenção contínua ou resfriamento. Fazem a função de dividir o sinal óptico, ramificando a rede.

  • OLT

OLT é o Terminal de Linhas Óptica. É o elemento de início de uma rede PON. Afinal, a fibra precisa estar conectada a algo para transmitir o sinal. Funciona como uma plataforma de fornecimento de serviços da rede.

O que é o gerenciamento de OLT?

Entendendo a função e a importância de uma OLT, o próximo passo é compreender sobre o gerenciamento desse equipamento. O gerenciamento é realizado por tecnologias como softwares. Essa atividade auxilia na solução de problemas com o sinal que o cliente recebe, e questões de provisionamento e autorização.

Importância do gerenciamento de OLT 

Como o gerenciamento é realizado através de um software, muitos processos se tornam automatizados. Configurações, como Flows, Tcons e Service-ports são necessárias, mas complicadas. Podem tomar bastante tempo de trabalho. A maioria dos softwares automatizam essas tarefas.

Usando esse tipo de tecnologia e estratégia, é possível que a equipe tenha mais tempo para se dedicar a outras atividades do provedor. 

Os softwares também possibilitam acesso remoto à rede que vai até o assinante. Em vez de uma visita técnica in loco, é possível averiguar e até mesmo solucionar o problema à distância. Isso poupa tanto o tempo de espera do cliente quanto o deslocamento de um técnico. O que pode aumentar o nível de satisfação do seu cliente final.

Além disso, assim como muitos pontos de uma boa gestão, o controle sobre a rede é maior. As informações são alcançadas com maior facilidade e as estratégias podem ser melhor planejadas.

Como fazer o gerenciamento de OLT em redes ópticas passivas de forma inteligente

Existem opções de software para gerenciamento de diversas estruturas de telecom, inclusive de OLT. Geralmente, o foco dessas tecnologias é de:

  • Gerenciar as redes
  • Se antecipar e relatar problemas referentes a OLTs e ONTs
  • Auxiliar na solução de falhas de rede
  • Mapear estabilidade e velocidade do sinal que o cliente recebe

O software sozinho faz grande parte do trabalho. Porém, é preciso que os profissionais que lidam com a gestão das redes tenham o conhecimento necessário para utilizar os dados e mecanismos da tecnologia e transformar em decisões estratégicas para o ISP.

Ter eficácia no gerenciamento de OLT é unir os conhecimentos com a tecnologia disponível. Busque pelas melhores opções e entenda como cada software pode se encaixar no seu ISP.

RG Soluções

A RG conecta o seu provedor a soluções com exclusividade. Ao longo dos anos, através de muito trabalho, firmamos parcerias com marcas que são referência na fabricação de inovações para telecom. Atualmente, além da nossa própria marca, fazemos a distribuição exclusiva da EXFO e da iNNO Instruments no Brasil.

A EXFO desenvolve diversas soluções para monitoramento, testes, certificação e manutenção de redes ópticas. O Nova Fiber, por exemplo, é uma tecnologia de monitoração contínua da rede PON. São inovações que podem otimizar o fluxo de trabalho, reduzir retrabalhos e diminuir o percentual de erros em manutenções. 

As soluções da iNNO Instruments são equipamentos obrigatórios para todos os ISPs, como clivadores de precisão e máquinas de fusão.

A RG Soluções tem condições exclusivas de pagamento. Você pode financiar a sua compra em até 36 vezes com a primeira parcela para 90 dias. Em menos de 24 horas, você tem o seu crédito analisado para concluir a sua compra. Tudo fácil, rápido e prático.

Se interessou? Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Conteúdos

Redes Sociais