fbpx

 Internet para gamers: como criar planos personalizados para atrair esse público

Nos últimos anos, um mercado que tem crescido bastante é o de gamers. Pessoas que jogam jogos eletrônicos como entretenimento ou até profissionalmente e, na maioria das vezes, online.

De acordo com levantamentos de dados recentes, o segmento de jogos tem crescido bastante. Os integrantes desse público têm investido bastante em equipamentos, jogos, periféricos e, claro, conexões mais potentes. Por isso, é um mercado muito interessante para os provedores.

Mercado gamer

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome jogos eletrônicos. Estima-se que são 67 milhões de gamers brasileiros. Gerações que nasceram a partir dos anos 1990, já têm jogos eletrônicos como parte da cultura.

Gamers são pessoas que consomem jogos eletrônicos, sejam eles de consoles (PlayStation, Xbox, Nintendo), computadores ou de celulares. Anteriormente, esse público já existia, mas não era tão grande quanto hoje. Eles precisavam se adaptar com os planos de internet existentes para jogarem.

Nos últimos anos, o mercado de jogos tem crescido muito. Ele foi se expandindo de maneira sólida, a ponto de criar novas profissões e ofícios. Mas nada se compara com o que aconteceu em 2020.

Desde o começo da pandemia, esse público cresceu bastante. Ao ficarem em suas residências, muitas pessoas passaram a jogar como forma de escape do estresse, diversão e entretenimento.

A bandeira de cartões Visa realizou um estudo que abordava o período entre outubro de 2019 e setembro de 2020. Houve um aumento de 140% nas transações financeiras feitas nas principais plataformas e consoles de jogos. Além disso, no mesmo período, os registros mostram 105% a mais de cartões comprando jogos ou extensões.

De acordo com um relatório da consultoria chinesa Tencent, aproximadamente 2,7 bilhões de novos jogadores apareceram no mundo todo, sendo 10 milhões brasileiros. A conclusão foi de que as medidas restritivas os levaram a isso.

Algumas pessoas não usavam apenas para a própria diversão, mas como trabalho e forma de entretenimento para outras pessoas. A indústria de jogos envolve profissionais que desenvolvem os jogos, fabricantes de equipamentos, amadores, jogadores profissionais, narradores, influenciadores, streamers e diversos outros integrantes.

Como resultado de toda a situação, as horas de conexão aumentaram, novos hábitos foram criados. A necessidade de estabilidade de conexão e maior velocidade apareceu. O que é uma ótima oportunidade para provedores.

Internet para gamers

Os gamers preferem uma internet de fibra óptica pela estabilidade, velocidade de download e upload oferecidas. A fibra se torna a melhor alternativa até pela quantidade de banda larga gasta, em média, durante os jogos. Poucas pessoas utilizam satélite e, geralmente, são em áreas mais isoladas, em que o cabeamento não chega.

Dos jogos online, existem alguns que são mais procurados. Aqui estão 4 deles e quanto cada um consome, em média, por hora:

  • World of Warcraft (WoW): de 30 a 40 mega
  • Dota 2: 30 mega
  • League of Legends (LoL): 30 a 40 mega
  • Destiny: 200 mega

Dois dos quatro jogos são exclusivos para computador, o WoW e o Dota 2. O LoL pode ser jogado no computador e no celular. Já o Destiny, o campeão de consumo da banda larga, pode ser jogado em consoles e computador.

No computador, o indicado é usar cabos de conexão. Já nos consoles, como PlayStation e Xbox, também. Apesar de funcionarem com o uso de WiFi, os jogos online necessitam da conexão mais estável possível. Novamente, mostrando o porquê da enorme preferência pela fibra óptica.

Planos ideais para gamers

Como mencionado anteriormente, a tecnologia ideal para gamers é a fibra óptica. O gasto de internet é bastante alto. Um plano entre 100 e 150 mega já é bastante atrativo para esse público. Contudo, isso é ideal para quem mora sozinho e não divide a conexão com mais pessoas usando mais dispositivos. Para famílias com gamers, a melhor alternativa seria um plano entre 200 e 300 mega. 

Outro público gamer que entra na cota de planos com uma maior conexão são os streamers. Eles precisam de uma internet que aguente o consumo do jogo e da transmissão ao vivo. Para eles, é necessário oferecer uma conexão simétrica de download e upload. 

Além da velocidade, outra questão extremamente importante é o ping. A latência influencia muito em um jogo online. Competições podem ter resultados inesperados apenas pelo ping. Por isso, é preciso pensar a sua rota e demonstrar isso ao seu público. 

Portanto, uma internet de, no mínimo, 100 mega que seja estável, não tenha oscilações e proporcione um bom download e upload já passa a ser o ideal. Ter um suporte especializado, que resolva os problemas rapidamente e uma infraestrutura que garanta que a conexão não sofra quedas são grandes diferenciais para os gamers.

RG Soluções

A RG Soluções oferece o melhor para o seu provedor. Soluções para construção, manutenção e correção de problemas de redes de fibra óptica. Temos parceria com as maiores fabricantes da indústria de telecomunicações para proporcionar o melhor para você e seus clientes.

Além disso, as condições de pagamento são especiais. Você consegue parcelar em até 36 vezes, com entrada para 90 dias. 

Precisando de equipamentos de qualidade e um atendimento diferenciado? Entre em contato conosco e saiba de todas as soluções disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Conteúdos

Redes Sociais