fbpx

Plano de expansão para provedores

Quando uma empresa abre, é preciso ter um plano de negócio bem estruturado para facilitar a tomada de decisões. A partir do momento que a empresa se consolidou no mercado, é o momento de pensar no crescimento dela.

Para manter a competitividade, o crescimento contínuo é essencial. Os consumidores estão mais exigentes e a concorrência também continua desenvolvendo formas de inovar. 

O setor de telecomunicações está incluso em tudo isso. Ainda mais porque está diretamente conectado a tecnologias necessárias no cotidiano das pessoas. Portanto, se o seu ISP ainda não tem um plano de expansão, talvez esse seja o momento de fazer um.

O que é um plano de expansão

O plano de expansão é um documento referente ao crescimento planejado de um negócio. Ele contém todos os detalhes e passos a serem seguidos para atingir um objetivo.

A expansão pode ser vista de diversas formas, como pela abertura de novas unidades, otimização de processos internos ou até mesmo a ampliação do catálogo de serviços/produtos.

Seja um crescimento interno ou externo, necessita de bom planejamento para que o investimento seja feito de maneira inteligente e tudo ocorra da melhor forma.

Qual a importância do plano de expansão?

Toda empresa, ao abrir, tem um objetivo. Para alcançar um objetivo, você precisa ter um plano. Do contrário, as ações são feitas de maneira pouco estratégica. Em um cenário competitivo, isso não é nada indicado.

Provedores têm uma ampla concorrência. O mercado é disputado tanto por concorrentes regionais quanto pelas empresas que abrangem todo o país. Com essa ferramenta de gestão, pode se tornar um pouco mais fácil ter sucesso.

Benefícios de um bom planejamento

Além, claro, do crescimento, o planejamento proporciona alguns outros objetivos bastante atrativos.

  • Economia

Com o planejamento bem feito, os recursos da empresa serão investidos de uma melhor maneira. Cada ação tem um propósito. No caso de provedores, isso evitará retrabalhos.

A expansão pode envolver um estudo sobre as rotas de conexão, ampliação da rede existente e outras medidas que exigem que diversos profissionais trabalhem. Com o planejamento, o gestor saberá qual o profissional necessário no momento necessário. Assim, não há desperdícios.

  • Organização

O plano de expansão faz com que o crescimento da empresa seja organizado. Organização é algo extremamente necessário para os provedores de internet. Ao mesmo tempo que lidam com a tecnologia, lidam com colaboradores, prestadores de serviço e consumidores. 

Crescer de forma organizada pode facilitar algum parecer que a empresa precise dar, seja para o cliente, seja para o colaborador.

  • Segurança

O mercado tem alterações a todo momento. É preciso ter um certo preparo para lidar com as instabilidades. O plano de expansão é uma forma de minimizar riscos e facilitar a tomada de decisão em momentos necessários.

Dentro do plano, é preciso realizar uma análise de potenciais riscos. Ou seja, a empresa com o planejamento bem estruturado já terá o direcionamento caso algum problema surja. Os riscos são minimizados antes mesmo de oferecerem perigo ao seu negócio.

  • Tomadas de decisão

Em uma expansão, diversas decisões importantes são tomadas. Muitas delas não são fáceis. Parar o trabalho para ponderar qual decisão deve ser feita a cada questionamento tornará o trabalho dos gestores ainda mais difícil. Oferece um enorme risco de perda de tempo e dinheiro.

O melhor a se fazer é estruturar um planejamento, considerando todas as variáveis e, então, “colocar a mão na massa”.

  • Crescimento orgânico

Crescimento orgânico é uma das formas mais saudáveis de expansão. Acontece quando a empresa usa os próprios recursos para expandir. Ou seja, a partir de recursos internos, implementa novos produtos/serviços ou abre novas unidades.

É um tipo de expansão mais demorada, porque é feita de forma sustentável.

  • Confiabilidade

Esse benefício é essencial, principalmente se a sua empresa busca investidores ou venha a precisar de crédito em instituições financeiras. Demonstrar que o negócio tem um plano bem traçado é uma forma de mostrar o comprometimento com o projeto e entendimento do mercado.

Por onde começar o plano de expansão do meu ISP?

Primeiramente, é necessário ter um plano de negócio que abranja objetivos e ações de curto, médio e longo prazo. Para isso, você precisa encontrar as forças e fraquezas do seu negócio. Assim como as oportunidades e ameaças que podem vir a atingir o seu sucesso. Dentro dessas análises, o mercado deve ser estudado.

Sabendo as informações essenciais sobre o seu negócio e o cenário em que está inserido, é possível traçar um plano real para a expansão. Muitas vezes, durante as pesquisas, você pode encontrar oportunidades novas, como demandas de clientes que ainda não são supridas.

O planejamento torna o caminho menos difícil e aumenta as chances de sucesso, reduzindo riscos desnecessários.

RG Soluções

A RG Soluções é uma empresa referência no setor de telecomunicações, principalmente no nicho de Provedores de Internet. Temos parceria com os principais fabricantes de soluções do mundo.

Para a sua expansão ser bem sucedida, é necessário ter equipamentos de alta qualidade e precisão. Tudo isso, você encontra na RG. Temos mais de 40 soluções para ISPs, que abrangem o trabalho de construção, manutenção, testes, certificação e solução de problemas de redes de fibra óptica.

Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Conteúdos

Redes Sociais