fbpx

Equipamentos Necessários Para Ampliar A Rede De Fibra Óptica

A construção de uma rede de fibra óptica é algo complexo. São diversas ferramentas e equipamentos necessários para que isso seja feito. Quando a rede já está estabelecida, é natural que o provedor deseje ampliá-la. Esse processo pode ser tão desafiador quanto a primeira construção. 

Além da mão de obra fundamental e das pesquisas para a rota, diversos equipamentos podem ser necessários para essa ampliação. É preciso garantir que a rede existente suporte a ampliação e a nova consiga transmitir os dados de forma correta.

Quais os critérios para escolha dos equipamentos de uma ampliação de rede de fibra óptica?

Neste momento, o provedor deve priorizar a qualidade dos equipamentos. É um investimento considerável, mas é um custo que pode te prevenir de ficar gastando com manutenções posteriores.

Alguns provedores preferem adquirir produtos da China ou do Paraguai pela internet. Apesar de não ser algo errado, pode atrapalhar o funcionamento da sua rede. Geralmente, não se tem um apoio técnico, as instruções de uso são confusas, as configurações podem ser feitas de forma errada, entre muitos outros fatores. Tudo isso reflete na capacidade do equipamento e na vida útil dele. Se torna o clichê “o barato sai caro”.

Uma rede construída ou ampliada com qualidade reflete nos seus serviços. Comprar equipamentos de uma empresa que oferece suporte ao cliente, garantia dos produtos, e assistência técnica é uma escolha melhor. O cliente receberá o que foi contratado e você não terá grandes problemas. Caso tenha problemas com os equipamentos, terá o devido suporte.

Quais os equipamentos principais para ampliar a rede de fibra óptica?

Para que o seu provedor consiga ampliar a rede com uma estrutura completa, aqui estão alguns itens que você deve utilizar:

– Caixa de Terminação Óptica (CTO)

A CTO, que também pode ser encontrada como NAP, realiza a interligação dos cabos ópticos com os dropes. São instalados nos postes e podem distribuir para até 16 drops ópticos.

– Cabo drop

Drops ópticos são os cabos utilizados nas redes FTTx. São compostos de fibras ópticas e levam os dados ao assinante. Conectam a CTO com o usuário final.

– Conectores de fibra óptica

Essas peças fazem a conexão entre cabos e splitters, PTOs e ONUs. Podem ser utilizados para interligar equipamentos passivos, conectorizar dois cabos e fazer o contato entre fibra óptica e dispositivos da rede. 

– Splitters

São integrantes básicos nas construções de redes ópticas. De maneira passiva, dividem o sinal óptico a fim de formar uma ramificação na rede. Existem algumas opções de Caixas de Terminações Ópticas que são comercializadas com splitters. Caso a que você escolheu não tenha, não é difícil comprar essas peças separadamente.

– Adaptador de fibras

São utilizados, principalmente, nos conectores para uní-los e deixar o sinal óptico acurado. Contudo, podem ser aplicados em diversos outros elementos da rede como caixas de emenda, distribuidores internos ópticos etc, fazendo a conexão deles com o cabo óptico. 

– ONU ou OLT

Terminal de Linhas Ópticas (OLT) e Unidade de Rede Óptica (ONU) são itens que qualquer provedor já deve conhecer bem. OLTs são os elementos que dão início a uma rede PON. Talvez, em uma ampliação de rede, você possa não precisar. Contudo, ainda tem a possibilidade de serem necessários.

As ONUs ou os ONT são ligados diretamente ao consumidor final. Portanto, são indispensáveis para a ampliação da rede.

Esses são os principais itens para a parte física de ampliação da rede. Além deles, é essencial que certos aparelhos sejam utilizados para a validação, certificação e teste da rede.

– Multímetro – Útil para testes de rede.

– OTDR – Um dos equipamentos mais necessários para a validação da rede. A maioria dos modelos passa um relatório sobre a estabilidade de rede e mostra, com precisão, a localização de possíveis falhas.

– Power Meter – Verifica a potência da rede e auxilia na solução de problemas.

A ampliação de uma rede óptica pode ser desafiador. Preze pela qualidade dos equipamentos que irão compor essa rede. Eles auxiliarão com que o seu serviço seja entregue corretamente.

Opte por comprar esse tipo de produto de vendedores confiáveis. Apesar de ter a opção de pedir os equipamentos pela internet de sites sem procedência, isso pode ser um erro. Escolha um fornecedor que ofereça suporte técnico e dê garantias dos produtos. 

RG Soluções

Caso você precise de algum desses produtos, podemos ajudar! A RG Soluções tem parcerias com os melhores fabricantes da indústria de telecomunicações do mundo. Equipamentos para construção, certificação, manutenção e correção de problemas em redes ópticas fazem parte de nosso catálogo.

Oferecemos garantia para diversas peças, suporte técnico e um atendimento ao cliente personalizado. Um dos nossos maiores valores é a satisfação do cliente. Por isso, pode contar com a RG Soluções para que o seu provedor tenha uma rede de qualidade.

Se interessou? Entre em contato conosco!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *